DICAS DA RODADA

Como montar um time perfeito no Cartola FC


Cartola FC é jogo para homens e mulheres e não para meninos e meninas! Isso quer dizer que ao escalar o seu time, você é o responsável por suas escolhas, mesmo que tenha pego dicas aqui no nosso aplicativo ou de alguma outra fonte! Mas para se dar, é preciso seguir algumas regras básicas que se aplicam em quase todas as rodadas do Cartola FC. Confira quais são essas regras:


1) EVITE ESCALAR VÁRIOS JOGADORES DO MESMO TIME
Por mais tentador que isso possa parecer em algumas rodadas, é sempre um risco enorme escalar vários jogadores de um mesmo time no Cartola - isso quase sempre dá zebra! Em 2017, o Corinthians estava invicto a 20 jogos e na rodada 21 recebeu em casa o Vitória, que vinha mal das pernas. Geral escalou jogadores do Corinthians em peso e o resultado foi 1x0 para o Vitória.

Na rodada seguinte, mais um jogo em casa, dessa vez contra o lanterna da competição, o Atlético GO e todo mundo confiante de que o Corinthians daria a volta por cima. Resultado? Mais uma derrota por 1x0. Então, por mais que um jogo pareça muito fácil, procure escalar no máximo 3 jogadores de um mesmo time em seu Cartola.


2) JOGUE COM LATERAIS
Em uma rodada ou outra vai acontecer de não ter nenhum lateral bom para escalarmos. Mas na maioria das rodadas, sempre temos boas opções de laterais. Um lateral, principalmente os mais ofensivos, podem pontuar bem com saldo de gols (SG), roubadas de bola (RB), assistências (A) e até gols (G). São jogadores muito versáteis para o Cartola FC, por isso evite deixá-los de fora.


3) ESCOLHA BEM O SEU CAPITÃO
A introdução do capitão para esta temporada vai dar uma boa apimentada no game, fazendo com que isso seja um grande diferencial. Para se dar bem com esta novidade, você precisa ter uma boa estratégia para escolher o seu capitão.

Faça uma escolha consciente, pois assim como o capitão pode dobrar uma pontuação positiva, ele também vai dobrar uma negativada. Por isso fique atento para não dar a braçadeira para qualquer perna de pau.


4) NUNCA SEJA CLUBISTA
Na hora de escalar o seu time, a emoção não deve falar mais alto que a razão. Escale jogadores do seu time do coração apenas quando eles realmente tem chances de fazer uma boa pontuação. Do contrário, escolha nomes de outros times, mesmo que seja de times rivais.

Na hora de escalar o seu time, você deve pensar como um dirigente (por isso o nome do jogo é Cartola FC), e não como um torcedor! No final da rodada você vai ficar feliz do mesmo jeito se um jogador do time adversário te der vários pontos.


5) FUJA DO PADRÃO, SE ARRISQUE UM POUCO
A tendência da maioria dos cartoleiros (inclusive nós em anos anteriores) é escalar somente os jogadores mais óbvios, as unanimidades, que custam mais ou que tem maior média. Isso funciona até certo ponto, mas a grande verdade é quase todo mundo vai escalar esses mesmos jogadores.

Então procure colocar no mínimo 1 aposta em seu time. Aquele jogador que pode fazer uma boa pontuação, mas que não esteja sendo muito cotado para rodada. Talvez por jogar fora, ou por ter uma média baixa de pontos. Quando você acerta na aposta, em geral você mita sozinho!


6) FAÇA UMA ANÁLISE DE TODOS OS JOGOS DA RODADA
Antes mesmo de começar a montar o seu time, você precisa de uma visão geral do que vai acontecer na rodada. Depois de analisar todos os jogos, você separa os times que pretende utilizar naquela rodada. E depois disso, parte para a escolha de jogadores.

Se você não tem tempo de fazer esta análise, só continuar acompanhando nossas dicas. Vamos postar análises para cada uma das 38 rodadas da competição, como temos feito já a vários anos.


7) ANALISE BEM PARA ESCOLHER 1 JOGADOR DENTRE VÁRIOS
Em algumas rodadas, temos pelo menos 5 boas opções de atacantes, mas o limite que podemos escalar são 3. Neste caso, você tem que fazer um comparativo para ver quais os 2 que vai deixar de fora. Nesta comparação, leve em consideração a média de pontos, momento do jogador, do time, do adversário, local do jogo e outros fatores.

Para te ajudar neste sentido, o aplicativo Dicas da Rodada foi pioneiro em lançar os Comparativos. Esta seção vai fazer uma análise completa, comparando 2 jogadores de uma mesma posição para ver qual deles tem maior chance de se dar bem naquela rodada.


8) CUIDE DA PARTE FINANCEIRA DO SEU TIME
As primeiras 3 rodadas são fundamentais para ganharmos cartoletas e melhorarmos o patrimônio dos nossos times. Nos próximos dias vamos postar dicas com a estratégia certa para usar em cada uma dessas 3 rodadas. Mas a gestão financeira é algo que você deve fazer durante toda a temporada.

Não escale o jogador mais caro só porque você tem cartoletas para isso. Gaste suas cartoletas com consciência. Nem sempre o jogador mais caro é o melhor da posição para uma determinada rodada. Procure sempre deixar uma reserva de cartoletas em cada rodada. Se tudo der errado, você pelo menos minimiza as perdas.

 

AJUDA AI PARÇA, COMPARTILHA NOSSO APP!

   

 

ARTIGOS EM DESTAQUE:

 



Publicado em 04/04/2018 às 20:42